Um coração que pulsa com uma energia infinita: o branding a serviço do design universal.

DESAFIO:

Depois de vencer, em 2010, a concorrência para a criação da Marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no ano seguinte a Tátil foi convidada a desenhar a Marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Nosso desafio era criar uma síntese que também fosse tridimensional, que expressasse Paixão e Transformação e traduzisse os valores do Movimento Paralímpico – coragem, determinação, inspiração e igualdade, materializando seu lema: Espírito em Movimento.

SOLUÇÃO:

Começamos com um mergulho profundo no universo Paralímpico para desenhar as ferramentas estratégicas que nortearam o projeto. Conversamos com os atletas, suas famílias e as pessoas que trabalhavam diretamente com eles. Notamos, acima de tudo, que a energia com que eles falavam sobre suas trajetórias era contagiante e inspiradora, mostrando uma incomparável capacidade de superação. A partir dessa ideia, surgiram os primeiros insights. Em vez de falar de performance, partimos em busca de um símbolo que traduzisse a energia infinita da superação e que, ao mesmo tempo, tivesse um reconhecimento imediato, intuitivo, inspirando as pessoas. Um ícone capaz de reunir códigos universais com associações positivas ao redor do mundo e, assim, celebrar os princípios do design universal.

Síntese da energia contagiante de um evento transformador, a Marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 é uma espiral capaz de entusiasmar e mobilizar. Uma representação tridimensional da garra inerente ao espírito paralímpico.  Um coração que pulsa com uma energia infinita, que nos humaniza e nos aproxima, reforçando a percepção de que por dentro somos todos iguais.

Uma marca multissensorial, com formas, som e texturas que permitem que os atletas e as pessoas com todas as variações de sentidos possam experimentá-la.

RESULTADO:

Aprovada por unanimidade pela Comissão Julgadora, ao ser experimentada, a Marca dos Jogos Paralímpicos cria conexões poderosas com os atletas e as pessoas. Em 2016, além de representar visualmente o evento em produtos e campanhas, será transmitida para bilhões de pessoas em todo o mundo durante e depois dos Jogos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem Cria

A CRIA é uma consultoria estratégica com foco em inovação que gera impacto positivo para a sociedade, ajudando as organizações na modelagem e na implementação de negócios de valor compartilhado, ativação de intraempreendedorismo e construção de cenários futuros.

Visite o site