Mestrado Academico

Credenciamento: Portaria nº 1.461, de 29/11/95, do MEC, publicado no D.O. de 11/12/95, tendo sido avaliado com o conceito A, com base na Portaria CAPES nº 39, de 09/08/95, D.O. de 24/08/95. Título atribuído: Mestre em Engenharia de Produção

Além dos requisitos gerais regulamentares, o Departamento exige dos candidatos: Ser diplomado em curso de graduação em Engenharia, ou em cursos que forneçam uma base substancial em Métodos Quantitativos, a critério da Comissão de Pós-graduação do Departamento.

Dos candidatos em regime de tempo parcial com vínculo empregatício, exige-se uma carta do empregador indicando o seu interesse no plano de estudos e seu apoio no sentido de dar condições para que o candidato curse o programa em uma carga horária semanal mínima de 18 horas.

Ser aceito pelo Departamento com base nos objetivos de estudo, histórico escolar, curriculum vitae, cartas de recomendação e em uma eventual entrevista*. Domínio do inglês, no mínimo suficiente para a compreensão de textos técnicos. Além dos itens acima, o Departamento considera desejável que o candidato tenha o nível de conhecimento mínimo, equivalente às seguintes disciplinas de graduação ministradas na PUC-Rio:

INF 1001 – Introdução à Ciência dos Computadores
ENG 1111 – Pesquisa Operacional I (Antiga IND 1111)
ENG 1200 – Introdução à Teoria Econômica (Antiga IND 1200)
ENG 1201 – Economia da Engenharia (Antiga IND 1201)
ENG 1114 – Teoria da Probabilidade (Antiga IND 1114)
ENG 1417 – Estratégia e Análise de Produção (Antiga IND 1417)

Fica reservado ao Departamento o direito de exigir, como condição de admissão, que o candidato se inscreva em uma ou mais disciplinas de graduação, sem direito a créditos, no intuito de preencher deficiência em sua formação básica.

*OBSERVAÇÃO: Pode ser necessária, a critério da coordenação de pós-graduação, entrevista com os candidatos (a ser realizada pessoalmente ou via chamada com vídeo).

 

PERÍODO DE INSCRIÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016.2 – MESTRADO

Inscrição: 06/04/2016 a 31/05/2016

Acesse http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/processo.lua – Para realizar sua inscrição ONLINE!

Manual para orientação aos candidatos ao curso de Mestrado em Engenharia de Produção

Processo de inscrição totalmente eletrônico. A partir do segundo semestre de 2015 o DEI não receberá mais documentos impressos e/ou enviados via Correios. Para toda documentação exigida deve ser feito o upload diretamente em http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/processo.lua

 

DOCUMENTOS EXIGIDOS

Obrigatórios

  1. Duas Folhas de Referência. No formulário online o candidato indicará os nomes e e-mail dos informantes e o sistema enviará um link aos mesmos solicitando o preenchimento online. Não serão aceitas cartas preenchidas manualmente.
  2. Currículo vitae, preferencialmente Currículo Lattes. Gerar versão completa em PDF a partir da Plataforma Lattes.;
  3. Plano de Estudos. Preencher o formulário disponível em PESTUDOSMESTRADO.doce fazer o upload da versão em PDF no sistema. Neste formulário, o candidato informará a área de concentração de interesse, a linha de pesquisa ligada à área de concentração e a motivação pela escolha do Programa e da linha de pesquisa;;
  4. Histórico Escolar da Graduação.
  5. Diploma ou certificado de conclusão de Graduação.

Opcionais

  1. Formulário de solicitação de Bolsa de Estudos (quando for o caso). Preencher o formulário disponível emBOLSAESTUDOSMESTRADO.DOC e fazer o upload da versão em PDF no sistema.
  2. Cópia digital (em PDF) de trabalhos de relevância acadêmica. O sistema permite o upload destes documentos no item “Outros Documentos” . Podem ser anexados: Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação e/ou Artigos publicados em periódicos e/ou eventos científicos e/ou relatório de Iniciação Científica.
  3. Outros certificados de conclusão (MBA, Especialização, dentre outros)
  4. Outros documentos. O sistema permite o upload destes documentos no item “Outros Documentos”.

 

EXIGÊNCIA PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE MESTRE
  1. Concluir satisfatoriamente o plano de estudos individual, elaborado em conjunto com o professor orientador e aprovado pela Comissão de Pós-graduação, em concordância com as normas vigentes.
  2. Completar um mínimo de 25 créditos em disciplinas da Pós-graduação, sujeitas às seguintes restrições:
  • A critério da Comissão de Pós-Graduação, o candidato pode ser dispensado de cursar disciplinas exigidas pela Comissão de Pós-Graduação do DEI, sem que os créditos correspondentes sejam computados, após comprovação de conhecimento por meio de uma prova escrita.
  • Obter um rendimento não inferior a 7 nesse conjunto de disciplinas.
  • Ser aprovado na disciplina Exame de Proposta de Dissertação correspondente à sua área de concentração.   O aluno deve apresentar, defender e ter aprovado o seu projeto de dissertação.
  • Ser aprovado em exame de língua estrangeira – inglês (LET 3101)
  • Apresentar, defender e ter aprovada a sua Dissertação de Mestrado.