Apresentação

O Programa procura dar a seus alunos uma formação sólida necessária para um desenvolvimento profissional e acadêmico contínuo e permanente. Para isso, imprime uma orientação de ensino e pesquisa que enfatiza o tratamento analítico e quantitativo no estudo de sistemas produtivos. Ao longo dos estudos, o aluno adquire uma sólida base em microeconomia, métodos estatísticos, modelagem matemática e emprego de computadores e, ainda, desenvolve uma habilidade inicial para utilizá-los na análise e no projeto de sistemas produtivos. Conforme a linha de especialização, exige-se também um entendimento operacional de teorias de organização, de aspectos fundamentais de sistemas produtivos, da evolução da tecnologia de produção, dos mecanismos de mercados de capitais e critérios econômicos necessários para fundamentar decisões financeiras ou de sistemas de transportes e logísticos.

A pesquisa busca uma linha de excelência acadêmica na investigação de problemas relevantes para o desenvolvimento da gerência técnica nas empresas brasileiras. O envolvimento dos alunos com a pesquisa e a colaboração das empresas nessa atividade é considerado não só uma exigência da formação e da qualidade pragmática da pesquisa mas, também, o mais importante veículo de divulgação de conhecimento atualizado e adaptado seja ele original, ou adquirido de outras fontes.

AVALIAÇÃO DO PROGRAMA

O Departamento de Engenharia Industrial da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (DEI/PUC-Rio) iniciou suas atividades em 1967, com a criação do primeiro Programa de Mestrado em Engenharia de Produção do Brasil. Em 1993, o DEI/PUC-Rio implantou o seu Programa de Doutorado em Engenharia de Produção, que foi imediatamente recomendado pela CAPES. Em 2001, atendendo uma crescente demanda por profissionais com formação técnica para atuar na gerência de logística, o DEI/PUC-Rio criou o Mestrado Profissional em Logística. Na última avaliação, Comitê de Área (ENGENHARIAS III) e o Conselho Técnico Científico da CAPES atribuíram nota 5 (cinco) aos programas de Mestrado Acadêmico e de Doutorado, observando que a nota máxima aos programas de Engenharia de Produção é 6 (seis). O Mestrado Profissional em Logística também foi avaliado com nota 5 (cinco), maior nota possível para um programa de mestrado.

 

ADMISSÃO

O Programa de Pós-Graduação tem início em março de cada ano e o período de inscrição encontra-se especificado na página da PUC-Rio. Excepcionalmente, o Departamento considera pedidos de inscrição para AGOSTO de alunos egressos de sua habilitação em Engenharia de Produção, na graduação. O período de inscrição para estes alunos ocorre no primeiro semestre e encontra-se especificado na página da PUC-Rio. São oferecidas 35 vagas para o Mestrado no primeiro semestre. A admissão no segundo semestre só é possível em casos excepcionais, a critério da Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa. Nesses casos, o candidato deve apresentar evidência de proficiência nos assuntos tratados nas disciplinas do primeiro semestre. Para o Doutorado, o número de vagas oferecidas depende da disponiblidade de orientadores e a admissão é semestral.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

Seleção 2016.2 – Mestrado e Doutorado
Inscrição:

  • Mestrado: 06/04/2016 a 31/05/2016
  • Doutorado: 06/04/2016 a 31/05/2016

 

DOCUMENTOS EXIGIDOS – ENVIO

Processo de inscrição totalmente eletrônico. A partir do segundo semestre de 2015 o DEI não receberá mais documentos impressos e/ou enviados via Correios. Para toda documentação exigida deve ser feito o upload diretamente em http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/processo.lua

Só serão examinados os pedidos de inscrição que estiverem com a documentação completa.