Extensão

O DEI implementou nos últimos anos uma política de abertura para o setor profissional e produtivo. Como esse objetivo, implementou uma série de cursos de extensão “Lato sensu” e “Stricto sensu”. Esses cursos são oferecidos sob a responsabilidade administrativa da CCE (Coordenação Central de Extensão) da PUC-Rio, que é um órgão diretamente subordinado à Vice-Reitoria para assuntos acadêmicos da universidade.
O principal objetivo é atender as necessidades de aperfeiçoamento e atualização técnica e acadêmica dos profissionais que atuam nas diversas áreas da engenharia de produção. Além desses cursos, o DEI também tem se destacado na organização de cursos de treinamento específico para empresas privadas e públicas. Procurando sempre adequar-se à realidade das necessidades do setor produtivo, o DEI mantém nesses cursos a mesma qualidade assegurada pela excelência acadêmica da PUC-Rio.

CURSOS OFERECIDOS PELO DEI

Engenharia de Produção Aplicada ao Entretenimento.

O curso visa capacitar recursos humanos qualificados para o setor de entretenimento, para atuar no projeto, produção e avaliação/seleção de projetos de produtos do entretenimento, com base em métodos quantitativos de Engenharia de Produção e em teorias, métodos de áreas complementares e inclusive leis de incentivo. O curso é dirigido aos profissionais de nível superior capazes de atuar em projetos, avaliação, planejamento, execução e controle da produção de produtos do entretenimento (audiovisuais, artes cênicas, artes plásticas, eventos esportivos, produção fonográfica, atividades culturais ou artísticas, jogos eletrônicos, etc.). Podem participar do curso Engenheiros, Economistas, Administradores e outros profissionais da área de comunicação de nível superior ligados à assessoria, liderança e direção de instituições da área, mentores de políticas públicas, produtores e produtores executivos.

Coordenação:

Eugenio Kahn Epprecht, Doutor em Informática, Facultés Universitaires Notre-Dame de la Paix – Bélgica

Thais Helena de Lima Nunes, Doutora em Engenharia de Produção, COPPE/UFRJ – Brasil

Corpo docente:

Cláudia Massena Barbará, Mestre em Engenharia de Produção, PUC-Rio – Project Manegement Professional, PMI

Eugenio Kahn Epprecht, Doutor em Informática, Facultés Universitaires Notre-dame de La Paix – Bélgica

José Mariani de Sá Carvalho, Mestre em Cinema, Universidade da Califórnia de Los Angeles, UCLA

José Roberto de Souza Blaschek, Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação, COPPE/UFRJ

Leonel Azevedo de Aguiar, Doutor em Comunicação e Cultura, UFRJ

Maria Egle Cordeiro Setti, Doutora em Engenharia de Produção, COPPE/UFRJ

Marisa Gandelman, Doutoranda e Mestre em Relações Internacionais – Instituto de Relações Internacionais, PUC-Rio

Newton Ricardo Rezende Moraes, Mestre em Economia Empresarial, UCAM

Roberto de Magalhães Veiga, Doutor em Antropologia, UFRJ

Roberto Peixoto Nogueira, Doutor em Engenharia de Produção, COPPE/UFRJ

Rosana Silvina Codaro, Pós-graduada em Estratégia e Management, HARVARD (USA)

Rosangela Maria Pereira Catunda, Doutora em Engenharia de Produção, COPPE/UFRJ

Thais Helena de Lima Nunes, Doutora em Engenharia de Produção, COPPE/UFRJ

Carlos Pedruzzi, Engenheiro, consultor em sistemas de sonorização, e técnico de PA.Titular do IATEC – Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação.

Luiz Helenio, Engenheiro de Produção pela PUC-Rio. Titular do IATEC – Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação. Diretor do IATEC, desde sua fundação, atuando principalmente nas áreas de administração e marketing.

Sólon do Vale, Engenheiro, consultor em acústica, editor da revista Áudio, Música e Tecnologia; titular do IATEC – Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação. Membro da AES e da SET; diretor do IATEC, atuando também como professor em diversos cursos do Instituto.

Álvaro Nascimento, Titular da Ajon Produções; empresário artístico e Produtor Executivo; Coordenador e professor do Curso de Produção Executiva de Shows e Eventos, no IATEC.

Elsa Costa, Titular da Ajon Produções, Produtora Artística. É professora do Curso de Produção Executiva de Shows e Eventos, no IATEC.

 

Introdução ao Balanced Scorecard

O curso tem como objetivos: discutir a importância do planejamento para as organizações, avaliar a questão das incertezas ambientais; analisar a importância do feedback das decisões e ações tomadas, o papel da comunicação dentro das organizações e a integração entre o pensar e fazer; discutir os conceitos e a utilização de indicadores de desempenho;
apresentar o Balanced Scorecard (BSC) discutindo sua aplicação, suas vantagens e suas limitações;
enfatizar a importância do Balanced Scorecard não como um painel de indicadores de desempenho, mas como uma ferramenta para construção de um sistema de gestão estratégica;

O curso destina-se aos gestores e demais profissionais envolvidos com a gestão de desempenho, com planejamento organizacional e demais atividades de suporte ao processo de tomada de decisão.
Coordenação:

Maria Angela Campelo de Melo, Ph. D., Wharton School, M. Sc. INPE.

Corpo docente:

Ana Claudia Morrissy Machado, Mestre em Engª. de Produção, Doutorando em Engª. de Produção.
Jorge Tadeu V. Lourenço, Mestre em Engª. de Produção, Doutorando em Engª. de Produção.

 

Introdução à Matemática Financeira Aplicada

O curso tem como objetivos: propiciar a compreensão dos conceitos de valor do dinheiro no tempo e das principais técnicas do cálculo financeiro no regime de compostos e todas as operações a eles referentes;
identificar e compreender os conceitos das taxas usadas pelo mercado e aprender a fazer conversões dessas taxas;
entender a didática de Desconto Comercial; aprender os cálculos financeiros com séries uniformes de pagamento;
saber montar as planilhas nos diversos sistemas de amortização de financiamentos e empréstimos;
avaliar e comparar as diferentes alternativas de aplicação financeira e de investimentos de capital.

O curso destina-se a estudantes e pessoas interessadas em aprender as noções básicas da matemática financeira e análise de investimentos para, a partir delas, compreenderem os mecanismos do mercado financeiro, as formas mais usuais de taxação, opções de investimento, sistemas de pagamento e análise econômica das propostas de investimento. O poderá ser de grande utilidade para os profissionais e todas aquelas pessoas e que lidam com cálculos e decisões financeiras e de investimento.

Coordenação:

Carlos P. Samanez, Mestre em Engenharia de Produção, Doutor em Administração de Empresas.

Corpo Docente: Gustavo Ayala, Exerceu atividades profissionais como Consultor na PSR Consultoria. Doutorando em Engenharia Elétrica com ênfase de Métodos de Apoio à Decisão (PUC-Rio) e Mestre em Economia Matemática (IMPA).

Gustavo Pires, Exerceu atividades profissionais como Analista de Risco na XP Investimentos e Trainee na Questus Asset Management. Doutorando em Engenharia Elétrica com ênfase de Métodos de Apoio à Decisão (PUC-Rio) e Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Finanças e Análise de Investimentos (PUC-Rio).

 

Métodos Quantitativos para Análise de Negócios/Modelagem & Simulação usando SimKit

O Curso tem como objetivo transmitir aos alunos Métodos Quantitativos para Análise de Negócios, através do uso de práticas e da ferramenta de Simulação de Monte Carlo para Excel – SimKit.xla. A Modelagem & Simulação usando SimKit tem o objetivo de ensinar como construir modelos de simulação de negócios em planilha eletrônica. No curso são apresentados vários problemas práticos que são simulados com o SimKit.

O curso destina-se a Administradores de Empresas, Analistas Financeiros, Gerentes de Logística, Engenheiros de Produção e Economistas.

Coordenação:

Carlos P. Samanez, Mestre em Engenharia de Produção, Doutor em Administração de Empresas.

Corpo docente:

José Corrêa Paes Filho, MSc, NPS – Monterey, EUA e Doutorando, COPPE/ UFRJ

 

Modelagem de Processos de Negócios com UML

O curso tem como objetivo transmitir aos alunos conceitos relacionados à modelagem de processos de negócios, o uso da Linguagem de Modelagem Unificada (UML) como apoio a esta atividade e o suporte para a transformação de modelos de negócios em modelos de sistemas de informação. O curso apresenta as principais atividades e artefatos, o potencial da orientação a objetos e a flexibilidade da UML na modelagem de negócios e será discutido como a modelagem de negócios pode apoiar a identificação e desenvolvimento de sistemas de suporte aos processos de negócio.

O curso destina-se a analistas de negócio, analistas de sistemas, engenheiros de requisitos, gerentes de software e executivos interessados em incremento da produtividade e da competitividade em função da melhoria de processos da organização, aumento da qualidade de produtos/serviços oferecidos ao cliente, levantamento e desenvolvimento de soluções de software, no contexto de processos de negócios.

Coordenação:

José Roberto Blaschek, Doutor, COPPE/UFRJ

Corpo docente:

Gustavo M. Araújo, MSc, IME.

 

Negociações Internacionais Corporativas

O curso tem como objetivos: propiciar a compreensão dos princípios e processos gerais das negociações comerciais entre interlocutores de empresas de países distintos; desenvolver estratégias eficazes de negociação em diferentes contextos culturais; abordar as questões específicas de transacionar em cenários internacionais cada vez mais complexos, praticar, por meio de exemplos de negociações, as principais questões relacionadas às negociações internacionais corporativas.

O curso destina-se a executivos, gerentes e demais profissionais diretamente envolvidos ou que pretendem estar envolvidos em processos de vendas, compras, negociações de alianças, associações, joint ventures, fusões e contratações com empresas estrangeiras, no Brasil ou no exterior. O curso é de interesse também para aqueles que estejam envolvidos com e dependam de interlocutores em outros países, com os quais desenvolvam atividades complementares e inte1rdependentes, assim como para profissionais que assumirão uma posição no estrangeiro.

Coordenação:

Carlos P. Samanez, Mestre em Engenharia de Produção, Doutor em Administração de Empresas.

Corpo docente:

Artur Schechtman, Mestre em Engenharia pela Netherlands Universities Foundation. Ocupou os cargos de Diretor de Relações Internacionais da Embratel, Diretor da Inmarsat Ventures, Diretor da ICO Global Communications, Chefe do Grupo de Comunicações do Tratado de Proibição dos Testes Nucleares das Nações Unidas. Participou de mais de 800 negociações comerciais internacionais com organizações de 41 países da Europa, Américas&Caribe, Foi professor de cursos de graduação e pós-graduação do Instituto Militar de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

 

Planejamento Estratégico: Teoria e Aplicação

O curso tem como objetivos: fazer uma apresentação da evolução das abordagens de planejamento, discutindo os paradigmas científicos; discutir a importância do planejamento para as organizações, dando ênfase no Planejamento Estratégico; determinar o caminho a ser seguido, avaliando o ponto de partida; dimensionar o mercado: explorar o ambiente do negócio e analisar clientes, fornecedores e concorrentes (Cenarizar); reunir os dados, analisando as perspectivas da empresa com o uso da Matriz SWOT; traçar objetivos e metas a partir de um Mix Estratégico;discutir a questão da implementação;

O curso é destinado a estudantes e portadores de diploma de graduação, a profissionais que sintam necessidade de reciclagem e àqueles que, por motivos de ascensão em suas carreiras, precisem atingir níveis mais altos de formação acadêmica. É indicado, também aos gestores e aos profissionais envolvidos com a gestão de desempenho, com planejamento organizacional e demais atividades de suporte ao processo de tomada de decisão.

Coordenação:

Maria Angela Campelo de Melo, Ph. D., Wharton School, M. Sc. INPE.

Corpo docente:

Ana Claudia Morrissy Machado, Doutora em Engª. de Produção.
Jorge Tadeu V. Lourenço, Mestre em Engª. de Produção, Doutorando em Engª. de Produção.